Seguidores

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Amy Winehouse vem ao Rio para acabar com as drogas

Devido aos problemas de segurança ocorridos no Rio de Janeiro, Amy Winehouse decidiu antecipar sua chegada ao Brasil e dar sua contribuição junto à polícia e ao exército.
Seu desembarque, antes agendado para janeiro, será antecipado para 2 de dezembro.
A cantora se disse sensibilizada com a causa brasileira e se dispôs a auxiliar a pôr fim às drogas no Rio de Janeiro. Sabedora dos problemas ocasionados pelo tráfico, Amy pretende contribuir com sua experiência em um grave a antigo problema social carioca.
“É uma causa humanitária. Já vi muita família ser destruída por causa disso. Por incrível que pareça, a minha já sofreu muito por causa de maconha e cocaína. Não quero isso para esse povo tão alegre que é o brasileiro. Até o final dessa semana eu chego e vou ajudar a acabar com a droga no Rio de Janeiro”, disse Amy Winehouse.
Antes disso, a cantora já participou de ações semelhantes em sua cidade natal, Londres. Estimativas da polícia londrina davam conta que, com Amy, 5 toneladas de cocaína e 8 toneladas de maconha tenham saído de circulação.
Esta é a primeira vez de Amy no Brasil, que promete também trazer todo seu repertório barbitúricos e alguns entorpecentes inéditos.
“Eu gosto muito desse tipo de trabalho. Não deixo essas drogas estragaram a vida das pessoas e ainda fico com mente aberta para compor novas músicas. Meu pai não gosta, ele sempre pede para eu voltar pra casa. E eu sempre respondo ‘Não, não vou, não vou, não vou’”, se diverte a cantora.
Otávio Costa Amaral, coronel-major da Polícia Militar do Rio de Janeiro se mostrou animado com a chegada de Amy. “A nossa operação tem sido um sucesso por causa da contribuição de todos. A Marinha nos cedeu os blindados e o exército tem sido ótimo. Agora, só posso ficar mais feliz ao saber que a Inglaterra está nos enviando um aspirador de pó humano!”, comemorou.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AINDA ABATE






GALINHAS EMPACOTADAS

ABATE DE AVES (GALINHAS CAIPIRAS)






Abate do Primeiro Lote da AMA Marta Neres.

FLAMBUAM (TAMBUÂ)






Arvore muito linda em visita a familia cadastrada no Projeto AMA descobri essa beleza incomparavel, registrei em Cell. Deliciem-se.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chatterton

Sangue! Sangue!
Sangue!

Chatterton, suicidou
Kurt Cobain, suicidou
Vargas, suicidou
Nietzsche, enlouqueceu
E eu!
Não vou nada bem
Não vou nada bem
Não vou nada bem
Não vou nada bem...

Chatterton, suicidou
Cléopatra, suicidou
Isocrates, suicidou
Goya, enlouqueceu
E eu!
Não vou nada bem...

Não vou nada bem...(17x)

Chatterton, suicidou
Marc-Antoine, suicidou
Van Gogh, suicidou
Schumann, enlouqueceu
E eu!
Puta que pariu!
Não vou nada bem...

Não vou nada nada
Não vou nada bem
Não vou nada bem
Não vou nada bem
Puta que pariu!...

Musicas Relevantes

Seu Jorge, é o cara. Em poucas palavras decifra o sentimento de uma pessoa que luta para viver sem coragem, más luta assim mesmo. Meus agradecimentos Guerreiro Negro!!

Pode até ser Nietsche enlouqueceu e ele teve lá seus motivos para isso talvez eu também tenha e quem é você para contestar meus atos? Se eu chorar, sofrer, morrer já não mais fará mudança pois meu pedaço de mim estar em outro corpo e tende cada a vez a nunca mais existir.

Quando se for serei sim mais um que sabe do que sente e nem pode sentir diferente. Meus atos são menosprezáveis, minhas dádivas existia quando estavas do meu lado, sem suas atitudes árduas e odiadas até que me fazia bem.

Sheet!!

Subindo, bem devagar, cair de novo aff!!! subida dificil.

CD DO JORGE

São momentos canções, que diz como era nosso dialeto, em comum tínhamos os sonhos, os sentimentos, as razões e as melancolias. Não me habilito a ouvir-lo sem sua magnífica presença. Me omitirei a compactamente com tal ato que julgo ser displicente.
São Palavras devassadoras que me compenetra como se fosse facas afiadas, são visões retraídas que insistem em retorno ao ponto inicial de minha existência.
Sinto sua voz ao meu ouvido com suaves e doce palavras que me deixava alucinado.

"Tive Razão" Tive razão, posso falar, não foi legal, não pegou bem. Que vontade de chorar, nem pensar, chorar somente doe, más pra mim tah tranquilo tudo eu vou zuar, vivo de partida.
De bobeira que não estou, você sabe como é que é.
Poderei voltar quando você quiser.

Demorou vai ser melhor.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

QUANDO

Penso que tenho o que mereço.

Aprendo que tenho o que quero.

Vida PII

Em dias complexos onde os pensamentos insistem em contradizer a lógica, tudo acaba voltando e sua imagem reaparecendo causando desconforto emocional, insegurança no futuro e a pior de todas CERTEZA DE QUE NUNCA MUDARÁ, seus caracteres foram pirografados em minha alma, suas digitais ainda persiste em meu corpo, suas rotinas em meus pensamentos, seus anseios em minha inabalável vivência.

Como se fosse hoje tudo recente, fresco na mente.

Ainda lembro de seus olhos, suas faces contudo algumas não foram das melhores.

Sinto que não tenho forças para Lutar, penso que tento e na verdade nunca sair do ponto inicial, fico me enganando fingindo que tudo vai bem e na verdade tudo estar como nunca poderia ser. SEM VOCÊ.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vida

Em completos equívocos sentimentais, sendo alvo de criticas expostas em atos as vezes obscenos e intransitáveis aqui estou numa completa regressão ao passado tão ineficiente de tal forma em que não visualizo cura, sem convicções sem razões apenas frustrações.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Principios de Riqueza

As pessoas ricas acreditam que "se pode comer o bolo e ter o bolo".
As pessoas de pensamentos de classe média crêem que "o bolo é doce demais, por isso deve comer um pedacinho".
As pessoas de mentalidade pobre, por acreditarem que não merecem o bolo, "pedem uma rosquinha e se concentram no furo e se perguntam por que não tem nada".

Importância Monetaria

Dinheiro e Felicidade como Braços e Pernas Indispensáveis.

Frases

O dinheiro é Lubrificante , ele lhe permite "deslizar" pela vida em vez de "Se arrastar"
O bom de ser rico é não se preocupar com a falta de dinheiro nem gastar energia com essa preocupação fútil.
Acima de tudo, ser rico faz com que você não precise gastar energia.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nem Sempre

Nem sempre o que se escreve lemos, nem o que lemos escrevemos.
Nem sempre temos o que queremos, nem queremos o que temos.
Nem sempre estamos onde precisamos, nem precisamos onde estamos.
Nem sempre amamos quem afirmamos, nem afirmamos sempre a quem amamos.
Porque somos meros seres humanos, hipócritas, insensatos e as vezes até inescrutável.
Sem querer me prendo naquilo que sempre é o mais fácil, entrar e sair.
Sempre distanciando da real personalidade quem promove o bem estar.
Sofro em silêncio apenas você meu amigo fiel me ouve e chora comigo, foi é e acredito ser sempre muito dificultoso esse problema tão inexorável na minha vida.
Living La Vita.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lapa do Bode - Itaetê - Bahia






Perfeita preservação da Natureza e guia muito bem preparado para te deixar de boquiaberta sobre a história da Caverna. Visite.

Viagens pela Chapada





terça-feira, 5 de outubro de 2010

Biblioteca Digital

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/index.php

Estação de Caiçara vai produzir 15 milhões de alevinos por ano

Seagri, Secti e Seinfra estruturam cadeia produtiva da pesca em Paulo Afonso

Foto:Heckel Junior/ Imprensa Seagri
A piscicultura, a pesca e a irrigação são vocações naturais de Paulo Afonso e nós estamos aqui para consolidar esta região como grande pólo produtor de pescado”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro Eduardo Salles ao abrir na tarde desta quinta-feira, (30), no município, o Encontro Regional de Piscicultura e Pesca, organizado pelas secretárias da Agricultura, Seinfra e Ciência e Tecnologia e pela Bahia Pesca, realizado no Centro de Convenções do Hotel Belvedere. O secretário Eduardo Salles assinou ordens de serviço autorizando a construção da sede da Colônia de Pesca do Município de Glória e a reestruturação da Estação de Alevinagem Caiçara. Em ato da Seinfra, a Coelba foi autorizada a iniciar obras de eletrificação rural para atender às comunidades de pescadores e piscicultores da região, além de convênio com a Ciência, Tecnologia e Inovação, Secti, para aquisição dos equipamentos da Unidade de Beneficiamento de Xingozinho.

A estação de Caiçara e a unidade de Xingozinho são fundamentais para estruturar e dar sustentabilidade à toda cadeia da piscicultura e pesca, afirmou Eduardo Salles. O secretário anunciou ainda a entrega de 30 kits móveis de irrigação para o município de Glória. Participaram do evento a prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte; o secretário de Ciência e Tecnologia, Feliciano Monteiro; o presidente da Cooperativa de Piscicultores, Coomapa, André Teixeira; o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli; Emílio Vieira, presidente em exercício da Federação dos Pescadores da Bahia, e Dermival Oliveira Junior, diretor de Energia da Seinfra.

O secretário da Agricultura lembrou que a Bahia produzia 15 milhões de alevinos por ano, número que até o final do ano vai alcançar a marca de 50 milhões. Só a Estação de Caiçara vai produzir 10 milhões de alevinos, mas com capacidade para produzir 15 milhões de alevinos/ano, disse Salles, explicando ainda que a Unidade de Beneficiamento de Xingozinho vai regular o mercado e, principalmente, agregar valor à tilápia, que é produzido na região mas até então vendido in-natura. Agora os produtores de tilápia vão poder vender a produção a preços justos. Vão poder vender filé de tilápia, aproveitar o couro e até mesmo as sobras, que podem ser transformadas em ração, analisou.


O secretário reafirmou que a irrigação, a pesca e a piscicultura são os pilares para o crescimento de Paulo Afonso, destacando que estas são prioridades da secretaria para a região. Temos hoje em Paulo Afonso um distrito de irrigação que funciona e cumpre seu papel. O projeto foi criado para atender a 70 famílias, número que ampliamos para 130, mas que vai chegar a 230. Isso é dar valor ao dinheiro público. Salles destacou que a Seagri está lançando o Programa Terra Molhada, criado para apoiar o ribeirinho que tem a água ao lado de sua propriedade mas não tem como irrigá-la. Já temos a eletrificação rural garantida pela Seinfra, e agora nós vamos distribuir, em Glória, 30 kits de irrigação.

O secretário explicou ainda que a idéia é fazer com que outros produtores se motivem e acessem o Programa Mais Alimentos para comprar outros kits, financiados com três anos de carência e sete anos para pagar, sem juros. No Brasil inteiro o programa pratica 2% de juros ao ano, mas na Bahia o juro é zero. Quem paga os 2% é o governo, para estimular e permitir o ingresso da tecnologia nas pequenas propriedades, afirmou.

Para o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, a conclusão das obras e aquisição dos equipamentos para a Unidade de Beneficiamento de Xingozinho e a reestruturação e funcionamento da Estação Caiçara eram as grandes reivindicações dos pescadores e piscicultores da região. Hoje comemoramos juntos esta vitória, fruto também do esforço e capacidade dos produtores. Tenho certeza de que Paulo Afonso e Glória serão o grande pólo de produção de tilápia, não só para abastecer o Estado, mas também para exportação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Monteiro, assinou com a Seagri um protocolo de intenções mediante o qual as duas secretarias se comprometem a envidar esforços para o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região de Paulo Afonso, com tecnologia e gestão eficiente. O mundo real é o mundo da produção. Estamos no caminho da industrialização e o que fazemos aqui hoje é de fundamental importância para organizar e estruturar a produção da região, disse Monteiro.

Dados da Bahia Pesca apontam para uma produção de tilápia no estado estimada em 889 toneladas, sendo o território de identidade de Itaparica o maior produtor da Bahia. O estado ocupa a 6ª posição no ranking nacional, e a 2ª no nordeste (atrás do Ceará). Estão envolvidos na produção das tilápias cerca de 1,5 mil famílias.Estima-se ainda que existem, na região, seis mil tanques-redes em água, gerando R$ 25 milhões para as 32 associações de pescadores envolvidas na produção.


Fonte:
Ascom Seagri
Josalto Alves/DRT-Ba 931
Tel.:(71)3115.2794/9975.2354
Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária


terça-feira, 21 de setembro de 2010

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 – PROMINP

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 – PROMINP


PROGRAMA DE MOBILIZAÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL – PROMINP
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA INGRESSO DE ALUNOS-PÚBLICO NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL DE NÍVEIS BÁSICO, MÉDIO, TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR
EDITAL Nº 01/2010

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp instituído pelo Governo Federal, através do Decreto nº 4.925, de 19 de dezembro de 2003, torna público que realizará, mediante regras e condições contidas neste Edital, processo seletivo público para preenchimento de vagas de alunos-público para os cursos de níveis básico, médio, técnico de nível médio e superior integrantes do 5º Ciclo do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp programados para o ano de 2010.

O objetivo é disponibilizar recursos humanos qualificados para eventuais vagas em empresas privadas no mercado de trabalho nacional, nas categorias profissionais e quantidades requeridas de níveis básico, médio, técnico de nível médio e superior para a implementação dos empreendimentos do setor de petróleo e gás no Brasil previstos para o período de 2011 e 2012.

O Prominp, que tem a coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), conta com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e das associações de classe: Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (ABITAM), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval (SINAVAL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 – O processo seletivo público será regido por este Edital e executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.


Fonte: http://concursosnobrasil.com.br/edital-prominp/


Orgasmos Femininos

Orgasmos femininos

01 - Asmática............: Uhh... Uhhh..uhhh
02 - Geográfica..........: Aqui, aqui, aqui...
03 - Matemática..........: Mais, mais, mais...
04 - Religiosa....: Ai meu Deus , ai meu Deus...
05 - Suicida... Eu vou morrer ,eu vou morrer...
06 - Homicida............: Se você parar agora, eu te maaaaaatoooo!!!!
07 - Sorvete.....: Ai Kibon, ai Kibon, ai Kibon...
08 - Zootecnista.........: Vem, meu macho!!! Vem, meu Macho!!!
09 - Torcedora...........: Vai, vai, vai...
10 - Professora de Inglês: Ohhh !!! YES !!! Ohhh.... God...!!!
11 - Margarina....: Que Delícia, que delícia...
12 - Negativa............: Não.... Não.....Não.....
13 - Positiva............: Sim .Sim... Sim...
14 - Pornográfica........: Puta que o Pariu..vai filho da puta....
15SerpenteIndiana:....Ssssssssss....ssssssss...
16 - Professora....: Sim, isso por aí...exato..isso....
17 - Sensitiva...: Tô sentindo.... tô sentindo.....
18 - Desinformada: O que é isso ?O que é isso?
19 - Degustadora.........: Ai gostoso... gostoso...gostoso...
20 - Cozinheira..........: Mexe... Mexe.Mexe....
21 - Casada..............: Olha só, a empregada não limpou o Lustre
direito..

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Passado

Ilusões criadas mediante a atos premeditados confiava nas aquisições, realizações enfrentamos as desilusões juntos passamos por tantos altos e baixos "POR NADA".

Tanto me doei, tanto me doe, tanto quanto uma espada sendo cravada num seio de um ser angelical, tanto amei, tanto amo e como ainda amarei-a. Sem sequer um resquício de incentivo sem um Norte Magnético.

Foram tantos momentos inesquecíveis (Cachoeira, Escola, Sitio, Rede, Salvador, Pousada, Casa de Aluguel e depois a Posse). Parece que foi ontem que tudo aconteceu, todos os atos frescos na mente e no coração, sinto os olhos arder e por que? porque eles choram pelas desilusões a alma estar infiltrada pelos sentimentos de perca irreparável.

I Lost You!!

Pensamento P3

Embasado de sentimentos indecifráveis, de razões inconscientes e problemáticas incomparáveis seguirei meu caminho.
As expectativas somente aumentam e preocupam-me pois não estou nas melhores condições, nas melhores situações, comungo de atos obscenos, disponho de ações deturpadas, incoerentes e intransigentes. Participo de mobilização na qual não creio apenas estou por estar a espera de um chamado de quem nunca o fará, sempre ficarei esperando por ti "Passado, Passado e Passado".


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Muito Bom!!!




Pensamento - P2

Aos trancos e barrancos seguimos sem mensurar o quanto estamos sendo conduzidos pelo sistema, o mesmo que limita nossos sonhos, conduz nossas ações. Caminhamos somo ovelhas pastoreada por pensamentos individualistas e fundamentalistas, onde será o próximo ato? Todos estão indo de encontro ao já alinhado e projetado por algo algo ou alguém. Como questionar? Onde Questionar? e Quando Questionar?

Cuide-se.


Barragem de Bandeira de Mello- Itaetê- Ba



Rio de Una - Itaetê - Ba

Poço Encantado - Itaetê - Ba


Uma das sete maravilhas da Natureza

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estronho e Esquésito

Poesia

A poesia é um porre de vodca,
Em jejum,
Às sete da manhã.
Mas não traz ressaca.
Só faz bem,
Mesmo que doa...!
Porque a poesia é,
Também,
“COLOCAR O DEDO NA FERIDA!”

Soturnismo

O que é Soturnismo?
Os poetas soturnos fazem poesia para expressar seus sentimentos, para mostrar ao mundo sua visão sobre a realidade, ou sua ideologia fantástica que não deixa de ser a inspiração de uma realidade qualquer.
Não só a poesia, mas qualquer outra forma de arte soturna também usa a realidade como inspiração. Mesmo que seja um mundo criado pelo artista que funcione como fuga da realidade, esse mundo será seu gosto pessoal pelo sombrio, em que se obedece o preceito de “Os males que você causa podem se voltar contra você”. Numa ânsia de torturar nesse mundo fictício todos os males que funcionam como causa de nossa realidade decadente.
A idéia passada pelo Soturnismo é a de que atualmente é difícil fazer poesia perante uma realidade tão conturbada como a nossa. Mas, referindo-se à poesia considerando-se o termo como algo belo, fruto de uma alegria interior e colorido como um jardim de sonhos. Sendo assim, percebemos a dificuldade que é fazer esse tipo de poesia nos dias de hoje, principalmente para os poetas soturnos, pois nossa atual realidade não é bem essa.
Se somos influenciados pelos fatos que ocorrem ao nosso redor, se sofremos de males que marcaram nossas vidas, então levaremos essas experiências conosco para o que quer que façamos. Principalmente se o que iremos fazer for algo relacionado à reflexão do que formou nossa personalidade ou caráter. Por isso, muitas vezes chamamos de hipócritas aquelas pessoas famosas e ricas, que vivem sorrindo para as revistas e programas de TV, como se o sorriso fosse uma máscara para esconder suas tristezas. Pois é difícil acreditar que uma pessoa possser assim tão feliz e bela como aparenta. Principalmente nos dias de hoje, em que o mundo de tão degradante, causa mal-estar, e a beleza virou produto capitalista de um mercado para pessoas arti
a
ficiais.
Tudo bem que existem coisas belas no mundo. O mundo não é apenas soturno. Mas sejamos realistas para compreender a essência da arte soturna: estamos muito próximos do fundo do poço. O que acontece com o próximo ou o que este provoca de ruim é refletido naquele que tem bom coração. Do ponto de vista da arte soturna, isso não é justo, assim como é injusto a criança que apanha dos pais quase que diariamente; a fome que vemos estampada nos olhos de quem mora nas ruas, num mundo em que a fome poderia ser erradicada; a falta de união nas famílias cada vez mais influenciadas pelo sistema de vida ganancioso da atual sociedade; a tristeza em saber que não podemos confiar no próximo; a corrupção latente e cada vez mais abrangente que nos faz viver no abandono social; os vícios que patrocinam a violência nossa de cada dia; as guerras; e a consciência pessimista de que as coisas, do jeito que estão, não vão melhorar. Eis os ingredientes soturnos para se fazer uma arte cujo intuito é funcionar como purgatório, punir os culpados através de seus próprios crimes. Porque se não podemos fazer justiça com as próprias mãos, ao menos a arte funciona como sendo nossa arma.

Soturna


Através desta publicação virtual estamos dando início a uma espécie de conspiração contra o sistema vigente. Isso porque aqui contrariamos as regras usando nossa união neste espaço que muitas vezes pode vir a chocar por seu excesso de sentimentalismo e tristeza.
No entanto, isso apenas prova que a realidade é um pesadelo que nos criou e fez de nós o que somos.
Se preferimos ser de um jeito diferente é porque a realidade possui duas versões, cabe a cada um de nós escolher em qual delas queremos viver.
Muitos não conseguem definir com palavras um motivo que nos leva a ser o que somos, mas eu digo apenas uma palavra que pode trazer um pouco de compreensão, uma palavra bastante óbvia...
tro dos
— Rebeldia.
A cultura soturna nasceu também darebeldia, porque nós nos recusamos a aceitar artes modistas impostas à força em nossas vidas, contra a nossa vontade.
Bem-vindos à Soturna. Nossa revista virtual, nosso espaço. O ponto de enconSoturnos.

Site Para baixar Musicas

http://www.4shared.com/

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentavel

Agricultura familiar representa 10,1% do PIB nacional

Pela primeira vez o governo federal mede resultados econômicos das atividades da cadeia produtiva da agricultura familiar

Os agricultores familiares brasileiros estão aumentando cada vez mais a produção e a participação no Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todas as riquezas - nacional. Somente em 2003, o setor foi responsável por 10,1% do PIB, movimentando R$ 156,6 bilhões. Em 2002, a participação correspondia a 9,3%. O desempenho positivo no ano passado contribuiu com 0,9% no crescimento da economia brasileira. O levantamento mostra ainda que o PIB da agricultura familiar cresceu R$ 13,4 bilhões em 2003, o que representa 9,3% a mais que no ano anterior. O aumento é superior ao crescimento do PIB nacional (0,5%).

Os números fazem parte do levantamento do PIB da Agricultura Familiar no Brasil produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de uma demanda do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo foi definir e quantificar a renda gerada pelas cadeias produtivas do segmento. É a primeira vez que o governo federal realiza uma medição dos resultados econômicos da atividade praticada exclusivamente por agricultores familiares.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse que os números da pesquisa servem para mostrar a importância da agricultura familiar para a economia brasileira. Rossetto afirmou ainda que a agricultura familiar assegurou ocupação para 13 milhões de trabalhadores. “Essa é uma atividade econômica e produtiva muito importante. Muitas vezes apresentam a agricultura familiar como um retrato de pobreza, de desqualificação e de incapacidade de responder ao dinamismo econômico. O que este estudo mostra definitivamente é a sua vitalidade e importância econômica real para o País”, afirmou. “Ficamos positivamente surpresos.”

Para Rossetto, o desempenho da agricultura familiar justifica as políticas públicas realizadas pelo governo federal para incentivar o setor. “Todos os estudos mostram que nossos investimentos produziram renda e asseguraram a permanência do trabalho rural, um valor importante para o País, e se traduziram em renda”, disse.

Aves, leite e suínos

No caso específico da agricultura familiar, a produção que mais cresce é a de aves, leite e de suínos. Em 2003, o PIB da agropecuária familiar cresceu 14,3% em relação a 2002. Alcançou R$ 55,6 bilhões ou 3,5% do PIB nacional no ano passado.

Segundo o coordenador da pesquisa, Joaquim Guilhoto, conhecer os números da agricultura familiar possibilita a elaboração de políticas públicas voltadas para esse público, que contribui expressivamente para o crescimento da economia. “É um instrumento para pleitear novos recursos”, afirmou o professor da Universidade de São Paulo (USP).

Guilhoto explicou que utilizou o levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para definir o universo da Agricultura Familiar. Foram analisados 22 cultivos ou atividades como o arroz, aves, banana, café, cana, extração vegetal, feijão, fumo, mandioca, milho, pecuária de leite e de corte, soja e suínos.

Para analisar a participação da agricultura familiar no PIB nacional, a Fipe atualizou os dados do Censo Agropecuário de 1995 e 1996, utilizando levantamentos como a Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), Produção de Extração Vegetal e Silvicultura, Pesquisa Trimestral do Leite e de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Ministério da Agricultura

Agricultura Familiar

Agricultura familiar representa 10,1% do PIB nacional

Pela primeira vez o governo federal mede resultados econômicos das atividades da cadeia produtiva da agricultura familiar

Os agricultores familiares brasileiros estão aumentando cada vez mais a produção e a participação no Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todas as riquezas - nacional. Somente em 2003, o setor foi responsável por 10,1% do PIB, movimentando R$ 156,6 bilhões. Em 2002, a participação correspondia a 9,3%. O desempenho positivo no ano passado contribuiu com 0,9% no crescimento da economia brasileira. O levantamento mostra ainda que o PIB da agricultura familiar cresceu R$ 13,4 bilhões em 2003, o que representa 9,3% a mais que no ano anterior. O aumento é superior ao crescimento do PIB nacional (0,5%).

Os números fazem parte do levantamento do PIB da Agricultura Familiar no Brasil produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de uma demanda do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo foi definir e quantificar a renda gerada pelas cadeias produtivas do segmento. É a primeira vez que o governo federal realiza uma medição dos resultados econômicos da atividade praticada exclusivamente por agricultores familiares.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse que os números da pesquisa servem para mostrar a importância da agricultura familiar para a economia brasileira. Rossetto afirmou ainda que a agricultura familiar assegurou ocupação para 13 milhões de trabalhadores. “Essa é uma atividade econômica e produtiva muito importante. Muitas vezes apresentam a agricultura familiar como um retrato de pobreza, de desqualificação e de incapacidade de responder ao dinamismo econômico. O que este estudo mostra definitivamente é a sua vitalidade e importância econômica real para o País”, afirmou. “Ficamos positivamente surpresos.”

Para Rossetto, o desempenho da agricultura familiar justifica as políticas públicas realizadas pelo governo federal para incentivar o setor. “Todos os estudos mostram que nossos investimentos produziram renda e asseguraram a permanência do trabalho rural, um valor importante para o País, e se traduziram em renda”, disse.

Aves, leite e suínos

No caso específico da agricultura familiar, a produção que mais cresce é a de aves, leite e de suínos. Em 2003, o PIB da agropecuária familiar cresceu 14,3% em relação a 2002. Alcançou R$ 55,6 bilhões ou 3,5% do PIB nacional no ano passado.

Segundo o coordenador da pesquisa, Joaquim Guilhoto, conhecer os números da agricultura familiar possibilita a elaboração de políticas públicas voltadas para esse público, que contribui expressivamente para o crescimento da economia. “É um instrumento para pleitear novos recursos”, afirmou o professor da Universidade de São Paulo (USP).

Guilhoto explicou que utilizou o levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para definir o universo da Agricultura Familiar. Foram analisados 22 cultivos ou atividades como o arroz, aves, banana, café, cana, extração vegetal, feijão, fumo, mandioca, milho, pecuária de leite e de corte, soja e suínos.

Para analisar a participação da agricultura familiar no PIB nacional, a Fipe atualizou os dados do Censo Agropecuário de 1995 e 1996, utilizando levantamentos como a Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), Produção de Extração Vegetal e Silvicultura, Pesquisa Trimestral do Leite e de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Ministério da Agricultura

Catacumbas


As Catacumbas de Paris constituem-se em um ossuário subterrâneo localizado na cidade de Paris, França. As catacumbas foram organizadas em alguns setores do complexo sistema de túneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, resultantes de séculos de exploração de pedreiras , desde o período de ocupação romana na cidade. Este sistema de túneis é oficialmente designado "Les Carrières de Paris" (As pedreiras de Paris ou Subterrâneos de Paris) e, embora o ossuário ocupe apenas uma parte dos túneis, todo o sistema é comumente conhecido como "As Catacumbas de Paris" e chega a 400 km de extensão.

A organização do Ossuário iniciou-se em 1785.

Desde o início do século XIX as Catacumbas de Paris estão abertas ao Público e constituíram-se em atração turística importante da cidade desde a organização das visitas em 1867.