Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Soturnismo

O que é Soturnismo?
Os poetas soturnos fazem poesia para expressar seus sentimentos, para mostrar ao mundo sua visão sobre a realidade, ou sua ideologia fantástica que não deixa de ser a inspiração de uma realidade qualquer.
Não só a poesia, mas qualquer outra forma de arte soturna também usa a realidade como inspiração. Mesmo que seja um mundo criado pelo artista que funcione como fuga da realidade, esse mundo será seu gosto pessoal pelo sombrio, em que se obedece o preceito de “Os males que você causa podem se voltar contra você”. Numa ânsia de torturar nesse mundo fictício todos os males que funcionam como causa de nossa realidade decadente.
A idéia passada pelo Soturnismo é a de que atualmente é difícil fazer poesia perante uma realidade tão conturbada como a nossa. Mas, referindo-se à poesia considerando-se o termo como algo belo, fruto de uma alegria interior e colorido como um jardim de sonhos. Sendo assim, percebemos a dificuldade que é fazer esse tipo de poesia nos dias de hoje, principalmente para os poetas soturnos, pois nossa atual realidade não é bem essa.
Se somos influenciados pelos fatos que ocorrem ao nosso redor, se sofremos de males que marcaram nossas vidas, então levaremos essas experiências conosco para o que quer que façamos. Principalmente se o que iremos fazer for algo relacionado à reflexão do que formou nossa personalidade ou caráter. Por isso, muitas vezes chamamos de hipócritas aquelas pessoas famosas e ricas, que vivem sorrindo para as revistas e programas de TV, como se o sorriso fosse uma máscara para esconder suas tristezas. Pois é difícil acreditar que uma pessoa possser assim tão feliz e bela como aparenta. Principalmente nos dias de hoje, em que o mundo de tão degradante, causa mal-estar, e a beleza virou produto capitalista de um mercado para pessoas arti
a
ficiais.
Tudo bem que existem coisas belas no mundo. O mundo não é apenas soturno. Mas sejamos realistas para compreender a essência da arte soturna: estamos muito próximos do fundo do poço. O que acontece com o próximo ou o que este provoca de ruim é refletido naquele que tem bom coração. Do ponto de vista da arte soturna, isso não é justo, assim como é injusto a criança que apanha dos pais quase que diariamente; a fome que vemos estampada nos olhos de quem mora nas ruas, num mundo em que a fome poderia ser erradicada; a falta de união nas famílias cada vez mais influenciadas pelo sistema de vida ganancioso da atual sociedade; a tristeza em saber que não podemos confiar no próximo; a corrupção latente e cada vez mais abrangente que nos faz viver no abandono social; os vícios que patrocinam a violência nossa de cada dia; as guerras; e a consciência pessimista de que as coisas, do jeito que estão, não vão melhorar. Eis os ingredientes soturnos para se fazer uma arte cujo intuito é funcionar como purgatório, punir os culpados através de seus próprios crimes. Porque se não podemos fazer justiça com as próprias mãos, ao menos a arte funciona como sendo nossa arma.

Nenhum comentário: